Cadeia de abastecimento ecológica: pode ser a próxima grande oportunidade de negócio!

Blog

Cadeia de abastecimento ecológica: pode ser a próxima grande oportunidade de negócio!
27-02-2015 às 18:02

Desenvolver uma cadeia de abastecimento ecológica, pode vir ser a grande oportunidade de negócio do futuro para atingir lucros de fora-de-série. Esta não só levará a que as empresas tenham menos custos, como as colocará numa posição de referência.

Nos últimos anos temos vindo a verificar que os consumidores em geral estão cada vez mais sensibilizados com o caráter ecológico e social das empresas e, para além disso, a legislação tem vindo a ficar cada vez mais apertada. Por isso, as empresas que não investam em equipamentos novos e mais eficientes e tornem os seus processos mais ecológicos, têm grande dificuldade em se manter no mercado.

Para a maior parte das empresas a cadeia de abastecimento é encarada como um ponto fraco no que diz respeito à sustentabilidade. Porém, uma cadeia de abastecimento que reduza as emissões de dióxido de carbono e reduza os custos através do aumento de eficiência, pode gerar empatia com os seus cientes e com isso ajudar a «ganhar» negócios.

Desta forma apostar numa vertente ecológica deixa cada vez mais de ser considerado apenas um custo de marketing, mas sim um investimento para acrescentar valor a uma marca.

Como mudar

A melhor forma de se tonar ecológico e consequentemente mais eficiente, passa por adotar uma atitude 4R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar.

  • Reduzir – Reduzir a despesa através da eliminação ou redução do desperdício. Este deverá ser conseguido através de um aumento da eficiência;
  • Reutilizar – As empresas deverão encontrar maneiras de reutilizar os seus produtos, ferramentas ou consumíveis, desta forma, conseguirão aumentar o tempo de vida dos mesmos e assim reduzir os custos;
  • Reciclar – A reciclagem deverá ser encarada como uma forma de oportunidade! Cada empresa deverá olhar para os seus desperdícios e procurar uma forma de gerar receita com os mesmos;
  • Reaproveitar – À semelhança da reciclagem, as empresas deverão reaproveitar produtos que já não tenham necessidade para conseguir alguma receita. Por exemplo, desmontar produtos ultrapassados, de forma a vender os metais preciosos que o constituem.

Por isso, se a sua empresa ainda não é ecológica, não acha que está na hora de mudar?

Publicidade

Leia também

Nos últimos anos o comércio online tem vindo a crescer imenso e, por conseguinte, tem-se registado cada vez mais uma maior apetência dos consumidores para comprar a nível global e não local.

A logística desempenha um papel importantíssimo no mundo atual, pois sem esta nunca teríamos a possibilidade de recorrer a bens produzidos a milhares de quilómetros de distância em tempo útil.