Cadeia de abastecimento ecológica: pode ser a próxima grande oportunidade de negócio!

Blog

Cadeia de abastecimento ecológica: pode ser a próxima grande oportunidade de negócio!
27-02-2015 às 18:02

Desenvolver uma cadeia de abastecimento ecológica, pode vir ser a grande oportunidade de negócio do futuro para atingir lucros de fora-de-série. Esta não só levará a que as empresas tenham menos custos, como as colocará numa posição de referência.

Nos últimos anos temos vindo a verificar que os consumidores em geral estão cada vez mais sensibilizados com o caráter ecológico e social das empresas e, para além disso, a legislação tem vindo a ficar cada vez mais apertada. Por isso, as empresas que não investam em equipamentos novos e mais eficientes e tornem os seus processos mais ecológicos, têm grande dificuldade em se manter no mercado.

Para a maior parte das empresas a cadeia de abastecimento é encarada como um ponto fraco no que diz respeito à sustentabilidade. Porém, uma cadeia de abastecimento que reduza as emissões de dióxido de carbono e reduza os custos através do aumento de eficiência, pode gerar empatia com os seus cientes e com isso ajudar a «ganhar» negócios.

Desta forma apostar numa vertente ecológica deixa cada vez mais de ser considerado apenas um custo de marketing, mas sim um investimento para acrescentar valor a uma marca.

Como mudar

A melhor forma de se tonar ecológico e consequentemente mais eficiente, passa por adotar uma atitude 4R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar.

  • Reduzir – Reduzir a despesa através da eliminação ou redução do desperdício. Este deverá ser conseguido através de um aumento da eficiência;
  • Reutilizar – As empresas deverão encontrar maneiras de reutilizar os seus produtos, ferramentas ou consumíveis, desta forma, conseguirão aumentar o tempo de vida dos mesmos e assim reduzir os custos;
  • Reciclar – A reciclagem deverá ser encarada como uma forma de oportunidade! Cada empresa deverá olhar para os seus desperdícios e procurar uma forma de gerar receita com os mesmos;
  • Reaproveitar – À semelhança da reciclagem, as empresas deverão reaproveitar produtos que já não tenham necessidade para conseguir alguma receita. Por exemplo, desmontar produtos ultrapassados, de forma a vender os metais preciosos que o constituem.

Por isso, se a sua empresa ainda não é ecológica, não acha que está na hora de mudar?

Publicidade

Leia também

A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) levou a cabo um estudo acerca da logística como fator de competitividade entre lojas online. O estudo onde foram consideradas as vertentes: armazenagem, movimentação e transporte, entrevistou mais de 250 lojas online e contou com apoio da Brazil Panels e Ecommerce School.

Na Coreia do Sul foi lançada a primeira rede de estradas-eletrificadas, mas não tenha receio de circular nelas, pois apesar do nome não correrá qualquer risco de levar um choque elétrico. Esta rede situada em Gumi possui um total de 24 km de «alcatrão-eletrificado».