Economia circular e os seus benefícios

Blog

Economia circular e os seus benefícios
16-04-2016 às 19:04

Se nunca ouviu falar dos termos ‘economia circular’ e ‘economia linear’ então está na altura de os conhecer, pois este será cada vez mais um assunto em voga!

A economia global sempre assentou sobre o princípio de uma economia linear, onde os recursos naturais do nosso planeta eram consumidos para a produção de produtos. Porém, atualmente estamos a consumir os recursos naturais do planeta a um ritmo superior ao que o próprio planete os consegue repor. Este desequilíbrio ambiental é insustentável, pelo que se não existir uma forte mudança de paradigma, podemos não ir a tempo…

É aqui que entra o conceito de economia circular. Ao contrário de uma economia linear onde os recursos naturais eram consumidos e depois descartados para o lixo, o conceito de economia circular prevê o reaproveitamento de vários produtos. Por exemplo, o reaproveitamento de packaging ou o incentivo à devolução de produtos em fim de vida, como é o caso de telemóveis, computadores e muitos outros dispositivos eletrónicos.

O reaproveitamento, a recuperação e a reciclagem de produtos previamente utilizados permitem assim reduzir o consumo dos recursos naturais. No entanto, a economia circular coloca maior pressão sobre a cadeia de abastecimento das empresas, pelo que as empresas terão que dotar a sua logística de sistemas de retoma sem falhas como, por exemplo, serviços de recolha e etiquetas de devolução pré-pagas.

O estudo

Segundo o estudo The Growth of Circular Economy, levado a cabo pela GreenBiz Group em parceria com a UPS, 90% dos inquiridos revelou que a economia circular assumirá cada vez mais um papel preponderante na sustentabilidade das empresas, sendo mesmo esperado que duplique de importância até 2018.

Para além disso, este estudo que contou com a participação de 423 executivos, permitiu ainda relevar algumas notas importantes sobre a economia circular:

- Mais de metade das empresas já se encontra a implementar princípios de economia circular;

- Para 97% dos inquiridos a logística desempenha um papel fundamental na implementação de uma economia circular sustentável;

- Para 26% dos entrevistados, a procura dos consumidores por produtos reciclados, foi o principal fator que os levou a mudar para uma economia circular;

- O estudo revelou ainda que a principal motivação das empresas e consumidores é a redução de custos e conveniência. Como tal, a melhor forma de garantir o retorno e a reutilização dos produtos ou dos seus componentes e materiais após o seu período de utilização primária são:

> Reposição do valor do produto em forma de dinheiro (56%);

> Conveniência na devolução de um produto numa loja (47%);

> Capacidade de devolução de um produto com transporte pré-pago (42%);

> Descontos em compras futuras (40%).

Publicidade

Leia também

Desenvolver uma cadeia de abastecimento ecológica, pode vir ser a grande oportunidade de negócio do futuro para atingir lucros de fora-de-série. Esta não só levará a que as empresas tenham menos custos, como as colocará numa posição de referência.

Na Coreia do Sul foi lançada a primeira rede de estradas-eletrificadas, mas não tenha receio de circular nelas, pois apesar do nome não correrá qualquer risco de levar um choque elétrico. Esta rede situada em Gumi possui um total de 24 km de «alcatrão-eletrificado».