ID LOGISTICS ALCANÇA MAIS UM ANO DINÂMICO COM RECEITAS ANUAIS DE 1 534 MILHÕES DE EUROS

Notícias

ID LOGISTICS ALCANÇA MAIS UM ANO DINÂMICO COM RECEITAS ANUAIS DE 1 534 MILHÕES DE EUROS
29-01-2020 às 12:01

A ID Logistics apresenta as receitas do 4º trimestre e do ano completo de 2019.

Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, comenta: “A ID Logistics alcança mais um ano dinâmico devido às inúmeras start-ups. Ano após ano, confirmamos a nossa presença na Europa, principalmente em Espanha, mas também na Alemanha, Benelux e Polónia. A novidade de 2019 é que, em dezembro, registámos as nossas primeiras receitas nos Estados Unidos, após a aquisição das atividades da Jagged Peak”.

BOM MOMENTO DE CRESCIMENTO MANTIDO NO 4º TRIMESTRE DE 2019

Durante o 4º trimestre de 2019, a ID Logistics continuou a crescer a um ritmo sustentado, alcançado uma receita de 405,5 milhões de euros, +8,4% e +8,5% numa base comparável.

- Em França, a ID Logistics registou um aumento de 4,1% nas receitas, para 185,7 milhões de euros no último trimestre. O contexto relacionado com o projeto de reforma previdenciária teve um impacto limitado nas receitas em França em dezembro, pois as equipas estavam fortemente comprometidas em dar resposta aos clientes, apesar das dificuldades operacionais encontradas.

- As receitas internacionais continuaram a crescer a um ritmo muito acelerado de 12,4% e de 12,7% numa base comparável, totalizando 219,8 milhões de euros. As taxas de câmbio constantes tiveram um efeito geral favorável ao longo do trimestre, enquanto o efeito das aquisições e desinvestimentos na estrutura do Grupo incluem o fim de operações na África do Sul, em setembro de 2019, e a consolidação das atividades da Jagged Peak, nos Estados Unidos, em dezembro de 2019. O desempenho internacional continuou a ser principalmente impulsionado pela Europa durante o trimestre.

Como resultado, a ID Logistics registou em 2019 um aumento acentuado nas receitas de 8,8% ou de 10,0% numa base comparável, para 1 534,2 milhões de euros. Esse crescimento é resultado dos 21 novos contratos registados em 2019 e do efeito das 16 start-ups em 2018. Em 2019, o setor de negócios mais crescente foi novamente o e-Commerce, que, incluindo a aquisição da Jagged Peak nos Estados Unidos, representa agora 20% das vendas da ID Logisitcs.

NOVOS CONTRATOS

A ID Logistics manteve o ritmo de desenvolvimento dos negócios durante o quarto trimestre de 2019, dando resposta a diversas solicitações para apresentação de propostas. Os novos contratos conquistados pelo Grupo incluem:

- Em França, a ID Logistics firma o seu primeiro contrato com um dos principais líderes europeus de retalho – LIDL. Este novo cliente confiou na ID Logistics para a abertura da sua 3ª plataforma para gerir o fluxo de retorno de produtos não alimentares. Essa plataforma de 47 000m² terá cerca de 90 funcionários. A ID Logistics integra todas as questões de rastreamento do LIDL. Em particular, a plataforma será mecanizada com um classificador para receber e classificar bens.

- Na Holanda, a ID Logistics irá gerir as atividades de armazenamento e transporte da Intratuin, líder de mercado no retalho de jardinagem, produtos para a casa e animais de estimação. O novo armazém de 23 000m², construído sob medida, será localizado em Den Bosch, para uma inicialização em outubro de 2020. Uma equipa de 50 funcionários vai preparar pedidos para 70 lojas na Holanda, Bélgica e Alemanha.

- Na Polónia, a partir de fevereiro de 2020, a ID Logistics irá gerir a maior armazém central da PepsiCo na Polónia, localizado em Mszczonów (Polónia Central). Snacks e bebidas da PepsiCo serão fornecidas pelas fábricas da PepsiCo e distribuídas para os supermercados e hipermercados na Polónia. A ID Logistics irá usar soluções inovadoras neste armazém de 58 000m², como picking automático, automação de camiões de alcance guiado e linha de enchimento automática. 200 funcionários irão cuidar dos fluxos de stock, co embalamento e transporte.

PERSPETIVAS

A integração total da Jagged Peak, bem como o crescimento orgânico continuo nos seus mercados históricos, levam a ID Logistics a esperar um novo ano de crescimento dinâmico em 2020.

Publicidade

Leia também

A operação de mercadorias no Porto da Figueira da Foz, no período de janeiro a julho de 2016, atingiu 1.178.889 toneladas, com os Granéis Sólidos, que representam 42% do total do tráfego, a patentear um crescimento de 2% face ao período homólogo de 2015, num total de 490.934 toneladas movimentadas.

Foram apresentados em sessão pública na Gare Marítima de Alcântara com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, os projetos de investimento para o estuário do Tejo que incluem entre outros a melhoria da navegabilidade do rio até Alenquer e a recuperação do polo portuário Barreiro / Seixal onde já se situam os terminais da Tanquipor, Atlanport e Siderurgia Nacional.